A ESCOLHA DE CADA UM de Regina Monge*
Título: A Escolha de Cada Um
Autor: Regina Monge
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século ISBN: 9788576793359
Páginas: 157
Ano: 2010
Origem: Nacional
Sinopse: A Escolha de Cada Um nos ensina a reconhecer nossas limitações, nossos problemas, e nos impulsiona a ir ao encontro das soluções, buscar as oportunidades que a vida nos oferece. Alerta-nos para combatermos nossa inércia, nosso amortecimento, pois eles nos imobilizam, impedindo-nos de enxergar acontecimentos importantes. Esquecer o passado e ir em busca de nossos sonhos, nossos ideais. Ensina também que a existência continua, mostra um caminho iluminado, deixando-nos ver os obstáculos a superar. Dá a todos os mesmos direitos: à felicidade, ao sucesso, ao amor. Ele nos ensina a fazer escolhas. Escolhas certas. É um livro instigante, porque mistura realidade cotidiana com trechos totalmente surrealistas, História; e fala, acima de tudo, sobre o amor e seu poder de transformação.
RESENHA:
“Tudo se resume a algumas palavras, como confiar, acreditar, abrir-se. Antes de acreditar na possibilidade de ter um amor, você precisa acreditar nele; isso se aplica a tudo: à profissão, às posses materiais, tudo, enfim. Você quer poder algo? Então creia, pois aí, sim, você atinge seu objetivo.” p. 128
O livro A Escolha de Cada Um, simplesmente me encantou.
Já gostei dele pela capa. No começo fiquei pensando o motivo de ser um olho verde o destaque do livro. Me surpreendi.
A Escolha de Cada Um, nos traz uma visão totalmente diferente do amor e do caminho que estamos escolhendo. Eu destacaria ele como um belo romance. Pois o livro traz a mensagem de luta pelos sonhos e sempre, sempre ter esperança.
Ele é dividido em duas partes. Na primeira, o livro, sim, o livro é o narrador da história. Ele conta seu processo de criação, fala do seu criador, de seus sonhos e de tudo o que ele teve que passar para se tornar um Best seller, incluindo rejeição, críticas, esquecimento, até que um dia, Richard, um homem apaixonado por livros, porém um pouco decepcionado com a vida, o comprou. Depois de lê-lo, ele tinha certeza que esse livro revolucionaria a mente de muitas pessoas, assim como fez com a dele. Mostrou-o para sua sobrinha, Suzan, uma jornalista, que foi o ponto de desenvolvimento para o livro se tornar tão famoso.
O livro fala de seus sentimentos, suas lutas, suas esperanças de uma forma muito envolvente, falando com o leitor.
Na passagem da primeira para a segunda parte, o livro ressalta:
“Atualmente, vivo rodeado de amigos na biblioteca de Suzan, pois ela não me devolveu para o tio Richard. De vez em quando, alguém me pega para ler. Então, recomeço a contar a minha história, como farei para você, agora.”p. 61
A segunda parte conta a história do livro que cativou tantas pessoas.
Ele fala de uma mulher, Anna, bem-sucedida profissionalmente, porém, sua vida sentimental não vai nada bem.
Após ter perdido o namorado em um acidente, ela, acaba criando um bloqueio, e não é mais capaz de amar de verdade. Assim, passaram-se vinte anos. Sua amiga, querendo ajudar, convence ela a procurar uma pessoa muito especial, um terapeuta, que a ajuda pela primeira vez a questionar vários pontos de sua vida e perceber que nunca é tarde para o amor.
Anna pretende viajar para Petra, a cidade de pedra e depois para Paris, a cidade Luz.
Em determinado momento, Anna conta que vem tendo sonhos com uma pessoa que tem olhos verdes e... paro por aqui esta parte.
Imaginem: “O mais importante, e tenho certeza disso, é que, de agora em diante, você estará preparada para o amor. Eu sou apenas o começo de algo definitivo.”p. 119
Em Petra acontece algo inusitado, conhece John, um turista norte-americano.
Porém, o final do livro surpreende. Depois de não conseguir falar com ele, ela vai para Nova Iorque a fim de reencontrá-lo, porém, é tomada por uma súbita descoberta.
Enfim, Anna viaja para lá, e nos mostra que o que pedirmos ao Universo, e se estarmos abertos para as oportunidades, nós conseguiremos alcançar nossos objetivos.
“Cabe-nos permitir ao Universo a concessão de nosas vontades e lutar, insistir e correr atrás para conseguir, pois os estoques do Universo são incomensuráveis.” p. 156
O livro nos faz perceber que todos temos uma escolha, A Escolha de cada Um!
Regina Monge soube mesclar um pouco de tudo nos fazendo refletir sobre o que realmente queremos para nossa vida, o que realmente vale a pena.
Cleide B. T. Pisetta ©