sexta-feira, 15 de março de 2013

O Amor é um Pássaro Vermelho - Resenha


O Amor é um Pássaro Vermelho – Lucília Junqueira de Almeida Prado


Sinopse: " O Amor é Um Pássaro Vermelho recebeu em 1982 o Prêmio Alfredo Machado Quintella, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, para originais destinados a jovens. O romance nos fala de um garoto japonês que aos catorze anos vem para o Brasil, na condição de filho adotivo de um casal de imigrantes idosos, para ajudar sua família que no Japão vivia em extrema pobreza. A ação acompanha a vida desse menino, desde as praias de sua terra até o interior de São Paulo, onde é obrigado a trabalhar duramente nos cafezais. Surgem então os conflitos dos comportamentos entre as famílias de tradição milenar do Japão e a brutalidade que o esperava na nova terra. A história abrange um panorama amplo e humano, atingindo momentos de beleza e emoção especialmente quando aborda os problemas causados pelas diferenças entre as duas culturas, expostos com sensibilidade." - Laura Sandroni.




Resenha:

“ - Também temos um ditado para explicar o amor: O amor é um pássaro vermelho.
- O amor é um pássaro vermelho: Por quê?
- Será porque um pássaro vermelho, além de representar calor, liberdade, parece ter brotado do sol nascente como o amor brota dos corações?” p. 182

Uma história sobre a imigração japonesa. A luta, os sonhos, a busca por uma vida mais digna e o desejo de voltar para o Japão.
O que me chamou a atenção foi o título do livro. Ficava pensando, qual o motivo do Amor ser um pássaro vermelho? Vi o livro na escola onde trabalho, e lá fui eu ler ele. Além do que, como descobri recentemente que tenho descendência japonesa, achei interessante conhecer um pouco mais sobre o que eles passaram pra chegar até aqui.
Bem, vamos à história.
Foi Tadashi quem decidiu ir. Um jovem de 14 anos que queria ajudar a família. Ele resolve ir como filho adotivo do casal Nakamura, que também quer ir para o Brasil procurar Jiro, o filho que não mandou mais notícias. A história se passa um pouco antes da 2ª guerra mundial.
Após uma cansativa viagem de navio para o Brasil, eles vão trabalhar em uma fazenda de café, onde passam por uma luta pelo sonho da melhora de vida e a imagem do país perfeito.
Tadashi conhece uma garota, mas será que ganhará o consentimento do pai lá no Japão para ficar com ela? Algo muito diferente do que eu imaginava aconteceu.
O livro destaca o nacionalismo em relação aos japoneses, a mistura de etnias, as diferenças culturais e jeito de viver  entre os dois países.
Sinceramente, esperava mais destaque sobre os imigrantes. E gostaria que o final não parasse por aí, parece que faltou algo a ser terminado.
A história é muito boa, para as pessoas conhecerem um pouco mais dos imigrantes japoneses, e um pouco do que o nosso Brasil faz parte.

Beijos,


3 comentários:

  1. Gostei! Achei excelente a sua resenha, pois ressalta as etnias do nosso Brasil, mais especificamente de uma família japonesa que veio para o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita a história. O livro parece ser bastante interessante.
    Mas, afinal... Tadashi conseguiu ganhar o consentimento do pai dele para ficar com a garota? Hehehe
    Espero que você não me deixe na dúvida...
    Sucesso com o blog!!
    Beijos :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia já li o livro e posso de garantir que o pai dele não aceitou que ele se casace com ela,por isso o pai dele mandou em um navio uma garota japonesa para casar-se com Tadashi mas ele não aceitou e mesmo assim casou-se com a brasileira por isso que o amor é um passaro vermelo!

      Excluir

Obrigada pela visita!

POSTAGENS INTERESSANTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...