segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Bibliotecária de Auschwitz - Antonio G. Iturbe, etc.

Boa tarde,


Recentemente acessei um livro intitulado "A Bibliotecária de Auschwitz" de Antonio G. Iturbe, um tema que venho pesquisando e que achei interessante destacar como minha meta de leitura. Baseado em uma história real, ele destaca que em meio ao caos da Segunda Guerra, ainda haviam pessoas que lutavam para que a cultura, o respeito e o amor pelo ser humano, não se perdesse definitivamente.

Hirsch e Dita são personagens reais que inspiraram “A Bibliotecária de Auschwitz”. Eles não permitiram que o medo e a incerteza tirassem das crianças prisioneiras em Auschwitz o direito de aprender que “abrir um livro é como abrir uma janela à liberdade”. Uma garota de 14 anos. Um professor. Oito livros. Durante a 2ª Guerra, cerca de 500 crianças convivem com a morte e o sofrimento em Auschwitz. Baseado na história real de Dita Dorachova, A Bibliotecária de Auschwitz é o registro de uma época triste, mas também o relato de quem não se rendeu ao terror.



Relembrando alguns fatos referentes à guerra, também quero destacar duas pessoas que fizeram a diferença positiva em meio a tanto caos.

A primeira é sobre Irena Sendler, conhecida como "O Anjo do Gueto de Varsóvia". Durante a Segunda Guerra Mundial, colaborou para salvar mais de 2.500 vidas ao conseguir que várias famílias escondessem filhos de judeus no seio do seu lar e ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto.

Mais em: Irena Sendler.


O outro é Nicholas Winton, o herói anônimo da Segunda Guerra Mundial.

Segue o vídeo dele:


Essas e muitas outras pessoas que lutaram, lutam e ainda lutarão por um mundo mais pacífico e cheio de atitude positiva é que devemos acreditar e colaborar com um mundo melhor.

Abraços,

Cleide Beatriz.

3 comentários:

  1. Adorei o post. É muito triste tudo isso. Achei a capa desse livro mto legal.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Seria bom se todas as pessoas pensassem dessa maneira! Grande beijo, Cley :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar o vídeo sobre Nicholas Winton.
    Quanto ao livro de Antonio G. Iturbe, recomendo. Uma história real incrível, tão bem transformada em livro, só merece elogios.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

POSTAGENS INTERESSANTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...