sexta-feira, 22 de agosto de 2014

22 DE AGOSTO: DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO

COMO SURGIU O FOLCLORE?

Quando falamos em folclore, pensamos logo nos personagens da nossa cultura popular: Saci Pererê, Curupira, Iara, Mula sem cabeça, e outros. Mas a definição da palavra, que é um neologismo das palavras folk (povo) e lore (conhecimento), surgiu pela primeira vez quando um arqueólogo inglês chamado William John Thoms, publicou a palavra em uma carta enviada à revista londrina The Atheneum, no dia 22 de agosto de 1846.
Para homenagear o estudioso, aqui no Brasil, foi elaborada a “Carta de Folclore Brasileiro”, que define o “folclore” como as “maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular e pela imitação (...)”. Assim, o dia 22 de agosto passou a ser considerado no Brasil, como o Dia do Folclore.

TUDO É FOLCLORE?

Para que algo seja considerado folclórico- seja um hábito, seja uma brincadeira, seja uma música, uma história etc. - ele precisa fazer sentido para um grupo, em um determinado contexto, e resistir ao tempo. A transmissão do saber acontece no convívio social, seja em casa ou na sociedade.

CULTURA DO POVO


O Brasil é um país muito grande, por isso fica difícil falar de todas as tradições brasileiras, pois cada estado possui a sua cultura. Como o Brasil é um país rico em cultura, histórias, sem dúvida, é o que não falta.  E o que melhor pra falar do que as lendas de cada região? Vamos a elas!

Região Norte: Boto-cor-de-rosa


Região Nordeste: Quibungo

Região Centro-Oeste: Mãe do Ouro

Região Sudeste: Missa dos Mortos


Região Sul: Negrinho do Pastoreio

Gostaram?
Viva o Folclore! :D





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

POSTAGENS INTERESSANTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...