segunda-feira, 23 de julho de 2012

RESENHA - A ABADIA DE NORTHANGER DE JANE AUSTEN


A ABADIA DE NORTHANGER – JANE AUSTEN




Editora: MARTIN CLARET
ISBN:  9788572328074 
Páginas: 280

RESUMO:
Considerado o mais ligeiro e divertido livro de Jane Austen, A Abadia de Northanger conta a história da adorável Catherine Morland, jovem fascinada por romances góticos e possuidora de vívida imaginação. Em meio aos passeios e bailes da sofisticada sociedade de Bath (onde se depara com coqueteria, insinceridade, vaidades e intrigas) e à estada na Abadia de Northanger (onde se depara com os perigos de se deixar arrebatar pela imaginação), esta ingênua e íntegra heroína encontra o amor, bem como passa a conhecer melhor a natureza humana. “Por que não aproveitar o prazer de uma vez? Quão frequentemente a felicidade é destruída por tolos preparativos!” Jane Austen “[Jane Austen] era uma mulher escrevendo sobre o ano 1800 sem rancor, sem ódio, sem medo, sem protestar, sem pregar. Era assim que Shakespeare escrevia.” Virginia Woolf




RESENHA:


O coração de Catherine batia forte, mas a coragem não a traiu. Com as faces coradas de esperança e os olhos brilhantes de curiosidade, seus dedos agarraram a alça da gaveta e a puxaram. P. 183

A Abadia de Northanger, de Jane Austen pode ser definida como um livro espetacular. Considerado um dos primeiros romances da autora, o livro traz a história de Catherine, uma moça ingênua  e com grande imaginação.

Não há nada que eu não faça pelos amigos. Não sei gostar de pessoas pela metade; não é da minha natureza. P. 43

Jane Austen nos traz muitos ensinamentos, como é comum acontecer em suas obras, sendo a que ela retrata fielmente o convívio das pessoas do século XIX, destacando o jeito de se expressar, de conversar e de conviver com os outros.  São análises ao mesmo tempo críticas e interessantes, mostradas de uma forma divertida. Diria que A Abadia de Northanger é uma das obras de Austen consideradas mais divertidas.
Para conhecermos o retrato fiel da época, como homens e mulheres se comportavam, basta ler uma obra da autora.

“Não abandonemos uns aos outros; somos um corpo ferido. Embora a nossa produção tenha proporcionado mais amplo e autêntico prazer do que as de qualquer outra corporação literária do mundo, nenhuma espécie de composição foi mais vituperada.” P. 40

A obra também traz uma sátira ao romance gótico e fala sobre as críticas relacionadas aos romances na  época.
A Abadia de Northanger traz histórias de amizade entre Catherine e Isabella. Na história também conhece o Sr. Tilney, e é convidada a passar alguns dias na casa da família que reside em uma abadia.

Um livro muito bom para quem quer conhecer um pouco mais das pessoas da época, trazendo ilusões, histórias de amor, intrigas, luxos, na qual Catherine sai de um convívio familiar e parte para a sociedade da época.

Ótimo livro. Recomendadíssimo.

ESPERO QUE GOSTEM,

BEIJOS,

CLEIDE B. T. PISETTA ©

7 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Cleide! Já li A Abadia de Northanger e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que esse romance é o mais engraçado dos romances de Austen, eu ri muito lendo essa história, adorei as criticas sociais feitas por ela, não é a toa que Austen é a mãe do romance moderno, ela é perfeita em tudo o que escreve!!!

    ResponderExcluir
  3. Cley, sua resenha nos mostra que o livro deve ser lido!Parabéns|
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Cleide,

    Gostei muito da sua resenha e até coloquei esse livro na linha estante no Skoob...parabéns...ótima dica...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho de vcs... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Owww, Cleia =)
    que ótima resenha!
    Menina sou apaixonada pela a Austen ela é um Diva, não li esse livro ainda, mas já está na minha lista e em breve estarei fazendo isso.
    Bjs
    http://felicidadenoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

POSTAGENS INTERESSANTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...