quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HAPPY HALLOWEEN - 31/10

HAPPY HALLOWEEN

Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao carnaval, que antecede toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.

Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

No processo de ocupação das terras europeias, os povos pagãos trouxeram esta influência cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Inicialmente, os cristãos celebravam a todos os santos no mês de maio. Contudo, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada fora deslocada para o 1° de novembro. Dessa forma, os bárbaros convertidos se lembrariam da festa cristã que sucederia a antiga e já costumeira celebração do halloween.

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.

Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.  

De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida.

FONTE: BRASIL ESCOLA - HALLOWEEN

HÁ TAMBÉM, UM ÓTIMO DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DO HALLOWEN... VALE A PENA CONFERIR:


E AÍ, GOSTARAM?


BEIJOKAS,

CLEIDE.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Caixinha de Correio #7

E CHEGOU:

UM OLHAR DE AMOR - BELLA ANDRE

Chloe Peterson está tendo uma noite ruim. Uma noite realmente ruim. O machucado grande em sua bochecha pode provar isso. E quando seu carro patina para fora da estrada molhada em direção a uma vala, ela está convencida de que até o cara maravilhoso que a salvou do meio da tempestade deve ser muito bom para ser verdade. Ou ele é mesmo? Por ser um fotógrafo de sucesso que viaja frequentemente pelo mundo, Chase Sullivan tem seu jeito com mulheres bonitas, e quando ele está em casa, em São Francisco, um de seus sete irmãos normalmente está acordado para começar um pouco de diversão. Chase acha que sua vida é ótima do jeito que está — até a noite que encontra Chloe e seu carro destruído na rodovia Napa Valley. Não apenas nunca tinha conhecido alguém tão adorável, por dentro e por fora, mas como também percebe que ela tem problemas maiores do que seu carro batido. Logo, ele será capaz de mover montanhas por amor — e proteção — a ela, mas ela deixará? Chloe prometeu nunca cometer o erro de confiar em um homem novamente. Mas a cada olhar que Chase lança a ela — e a cada carinho doce e pecaminoso — conforme a atração entre eles sai faísca e esquenta, ela não pode fazer nada a não ser se perguntar se encontrou a única exceção. E apesar de Chase não perceber que sua vida mudaria para sempre em um instante, para melhor, ele não é o único a querer lutar por essa mudança. Ao contrário, ele está se preparando para uma luta... pelo coração de Chloe. 



O LIVRO TEM UMA CAIXINHA MUITO BONITA E VEM COM OS DADINHOS DE BRINDE.


A VEZ DA MINHA VIDA - CECELIA AHERN

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.


ROMEU IMORTAL - STACE JAY




Amaldiçoado a viver por toda a eternidade em seu espectro, Romeu, conhecido por seus modos rudes e assassinos, recebe uma chance de se redimir viajando de volta no tempo para salvar a vida de Ariel Dragland. Sem saber, Ariel é importante para os dois lados, os Mercenários e os Embaixadores, e tem o destino do mundo nas mãos. Romeu deve ganhar seu coração e fazê-la acreditar no amor, levando-a contra seu potencial obscuro antes de ser descoberto pelos Mercenários. Enquanto sua sedução se inicia como outra mentira, logo ela se torna sua única verdade. Romeu jura proteger Ariel de todo o mal, e fazer qualquer coisa que for preciso para ganhar seu coração e sua alma. Mas quando Ariel se decepciona com ele, ela fica vulnerável à manipulação dos Mercenários, e sua escuridão interna poderá separá-los para sempre.

O LIVRO VEM COM UM LINDO CD COM A TRILHA SONORA E BOOK TRAILER DO LIVRO.


UM PORTO SEGURO - NICHOLAS SPARKS


Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


O LIVRO VEM COM UMA BOLSA.

E, FINALMENTE, OS LINDOS LIVROS QUE O BANCO ITAÚ DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE PARA O INCENTIVO À LEITURA DOS JOVENS.

CHEGOU:

 LINO - ANDRÉ NEVES
POESIA NA VARANDA - SONIA JUNQUEIRA COM ILUSTRAÇÃO DE FLÁVIO FARGAS
O RATINHO, O MORANGO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO - DON E AUDREY WOOD.




TODOS ELES LINDOOOOOSSS...



BEIJOCAS,

CLEIDE.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO - 29/10

FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO - 29/10




MOTIVO DA DATA:

Em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 
 
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. 
 


Beijocas,

Cleide.

domingo, 21 de outubro de 2012

Caixinha de Correio #6

Devido ao curto tempo que estou tendo para postar aqui, deixei acumular um pouquinho minha caixinha de Correio, e estou colocando exclusivamente o que foi enviado pela Editora Novo Conceito. Livros maravilhosos, capricham cada vez mais nos brindes, alguns já foram sorteados aqui...
O livro P.S. Eu Te Amo, antes de mandarem, eu recebia cartinhas, como a personagem do livro recebia... Ótima ideia da NC para divulgação...

Vejam só:




P.S. EU TE AMO
 O COMEÇO DO ADEUS

LADRÃO DE ALMAS

 O REINO

CUCO
STARTERS
UM LUGAR PARA FICAR


 BEM MAIS PERTO

BELLE
UM ANO INESQUECÍVEL

CHARLOTTE STREET 


SÃO OU NÃO SÃO LINDOS???

MAIS INFORMAÇÕES:

BEIJOCAS,

CLEIDE.




sábado, 20 de outubro de 2012

Cantinho da Literatura II - Carlos Drummond de Andrade

A PEDIDOS, VAMOS CONHECER MELHOR UM DOS AUTORES QUE GANHAM DESTAQUE NA LITERATURA BRASILEIRA:

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE foi um dos principais autores da Segunda Geração Modernista - Poesia, tendo como característica principal a reflexão sobre a sociedade e o mundo do século XX.
Em suas obras, Drummond reflete temas como a solidão, a infância, as transformações sociais, etc.

Nascido em Itabira, no interior de Minas gerais em 1902, o autor menciona em suas obras a pequena cidade mineira. Formou-se em Farmácia, mas não exerceu a profissão. Chegou a dar aulas de Português e Geografia até 1929. Em 1930, entrou no Ministério da Educação, indo morar no Rio de Janeiro. No mesmo ano, publicou seu primeiro livro: Alguma Poesia. Tinha bastante contato com autores como Guimarães Rosa e Manuel Bandeira tornando-se um dos grandes nomes da literatura do país. A partir de 1950, dedicou-se somente à literatura.
A poesia de Drummond tem uma linguagem coloquial, falando da realidade humana.

O autor faleceu em 1987, 12 dias após a morte de sua filha.


Algumas obras:

Poesia

Alguma Poesia (1930)
Brejo das Almas (1934)
Sentimento do mundo (1940)
José (1942)
A Rosa do Povo (1945)
Claro Enigma (1951)
Fazendeiro do ar (1954)
Quadrilha (1954)
Viola de Bolso (1955)
Lição de Coisas (1964)
Boitempo (1968)
A falta que ama (1968)
Nudez (1968)
As Impurezas do Branco (1973)
Menino Antigo (Boitempo II) (1973)
A Visita (1977)
Discurso de Primavera e Algumas Sombras (1977)
O marginal Clorindo Gato (1978)
Esquecer para Lembrar (Boitempo III) (1979)
A Paixão Medida (1980)
Caso do Vestido (1983)
Corpo (1984)
Eu, etiqueta (1984)
Amar se aprende amando (1985)
Poesia Errante (1988)
O Amor Natural (1992)
Farewell (1996)
Os ombros suportam o mundo (1935)
Futebol a arte (1970)
Naróta do Coxordão (1971)
Da utilidae dos animais

Antologia poética

A última pedra no meu caminho (1950)
50 poemas escolhidos pelo autor (1956)
Antologia Poética (1962)
Antologia Poética (1965)
Seleta em Prosa e Verso (1971)
Amor, Amores (1975)
Carmina drummondiana (1982)
Boitempo I e Boitempo II (1987)
Minha morte (1987)
Infantis
O Elefante (1983)
História de dois amores (1985)
O pintinho (1988)
Rick e a Girafa

  
Prosa

Confissões de Minas (1944)
Contos de Aprendiz (1951)
Passeios na Ilha (1952)
Fala, amendoeira (1957)
A bolsa & a vida (1962)
A minha Voda (1964)
Cadeira de balanço (1966)
Caminhos de João Brandão (1970)
O poder ultrajovem e mais 79 textos em prosa e verso (1972)
De notícias & não-notícias faz-se a crônica (1974)
Os dias lindos (1977)
70 historinhas (1978)
Contos plausíveis (1981)
Boca de luar (1984)
O observador no escritório (1985)
Tempo vida poesia (1986)
Moça deitada na grama (1987)
O avesso das coisas (1988)
Auto-retrato e outras crônicas (1989)
As histórias das muralhas (1989)


ALGUNS POEMAS:

Os Ombros Suportam o Mundo (Drummond)

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Quadrilha (Carlos Drummond de Andrade)


João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava
Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos,
Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou pra tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.


NO MEIO DO CAMINHO

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.


JOSÉ

 

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,

seu terno de vidro, sua incoerência,
seu ódio - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, pra onde?

REFERÊNCIAS:
EDITORA POSITIVO 
WIKIPÉDIA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
SITE AINDA MELHOR


BEIJOS, 

CLEIDE B. T. PISETTA





segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FELIZ DIA DO PROFESSOR - 15/10

PARABÉNS PARA NÓS PROFESSORES, QUE TRABALHAM PROFUNDAMENTE NESTA CAMINHADA, RUMO A UMA EDUCAÇÃO MELHOR...



"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."  (Albert Eisntein)

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."  (D. Pedro II)


Agradeço a todos, que de forma especial, desejaram feliz dia dos professores...

Beijos,

Cleide.

domingo, 14 de outubro de 2012

OS LIVROS...

ACHEI LINDO...

Amiguinhos lendo, 1992
Jane Tanner ( Austrália 1946)

"Já naqueles tempos, meus únicos amigos eram feitos de papel e tinta. Na escola, tinha aprendido a ler e escrever muito antes das outras crianças do bairro. Onde meus colegas viam manchas de tinta em páginas incompreensíveis, eu via luz, ruas, gente. As palavras e o mistério de sua ciência oculta me fascinavam e, para mim, eram a chave que abria um mundo sem fim". 

Carlos Ruiz Zafón

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SORTEIO DE HALLOWEEN

OS BLOGS “AS PALAVRAS  ETERNIZAM O MUNDO” e "ALEGRIA DE AMAR E VIVER O QUE É BOM” LANÇAM O SORTEIO:

HALLOWEEN



 “AS PALAVRAS  ETERNIZAM O MUNDO” - O CLÃ DOS MAGOS + MARCADORES PERSONALIZADOS

"ALEGRIA DE AMAR E VIVER O QUE É BOM” - GAROTAS DE VIDRO +MARCADORES PERSONALIZADOS



 REGRAS:
1.                        Seguir os dois  blogs publicamente:
2.                      Residir no Brasil;
3.                       Deixar um comentário no link da promoção;
4.                     Preencher o formulário AQUI!!! 


CHANCES EXTRAS:



 SORTEIO:
·    Início: 12/10/12
·    TÉRMINO: 10/11/12
·     Resultado: 11/11/12

  OBS.: O ganhador terá até 3 dias para entrar em contato, após isto haverá novo sorteio.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SORTEIO 500 SEGUIDORES

SAIU O SORTEIO DE 500 SEGUIDORES DO BLOG!!!!!!!!!! 0/




E A VENCEDORA QUE VAI LEVAR OS LIVROS DE RICARDO BRANDES E FABIANA LANGE BRANDES É:






PARABÉNS, RUDYNALVA...

MANDAREI UM E-MAIL PARA VOCÊ PEDINDO SEU ENDEREÇO... 

UM SUPER ABRAÇO,

CLEIDE.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RESULTADO DO SORTEIO - 1 ANO DE BLOG


OLÁ LEITORES,

E AQUI VAI A LISTINHA DE VENCEDORES DO SORTEIO DE 1 ANINHO DO BLOG:

1º LUGAR:
Um kit do livro BELLE da autora Lesley Pearse da editora NC + um kit do livro BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR  de Lily Blake da editora NC + um exemplar de VIAGEM AO CENTRO DA TERRA de Julio Verne da editora Martin Claret + um exemplar daREVISTA EM QUADRINHO CATACOMICS de Alex Guenter +MARCADORES PERSONALIZADOS

VENCEDOR:




2º LUGAR:
Um kit do livro A ESCOLHA de Nicholas Sparks da editora NC + um kit do livroGAROTA REPLAY de Tammy Luciano da editora NC + um exemplar da REVISTA EM QUADRINHO CATACOMICS de Alex Guenter + MARCADORES PERSONALIZADOS


VENCEDOR: 




3º LUGAR:
Um kit do livro UM LUGAR PARA FICAR de Deb Caletti + um exemplar daREVISTA EM QUADRINHO CATACOMICS de Alex Guenter +MARCADORES PERSONALIZADOS


VENCEDOR:





PARABÉNS PARA AS VENCEDORAS. VOCÊS RECEBERÃO UM E-MAIL SOLICITANDO O ENDEREÇO PARA ENVIO DOS LIVROS.


BEIJOS,

CLEIDE.

POSTAGENS INTERESSANTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...